data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Divulgação Iplan/
Intitulado Espaço Dual, o projeto que visa repaginar a tenda de vigília da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), na Praça Saldanha Marinho, foi divulgado, com exclusividade, ao Diário. Aprovado e com apoio técnico do Instituto de Planejamento (Iplan), o projeto tem como professor responsável Adriano Falcão e será executados pelos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN) Guilherme Marques e Murilo Flores.
- Acompanhei o projeto desde o ano passado. Acredito que é de extrema importância em termos de uma resposta a esse grupo de familiares que ficou sem um devido comprometimento por parte Estado em termos de adoção de um lugar que marcasse, não necessariamente, uma tragédia, mas uma resposta de dignidade. Pelo aspecto social, vejo como um elemento de responsabilização do Estado para que se dê um retorno para sociedade como um todo com esse marco referencial que é o espaço de vigília - analisa o professor.
CONCEITO
O Espaço Dual intenciona criar um ambiente de referência e memória ao mesmo tempo em que possibilita uma área de convivência a ser apropriada pela sociedade.
A ideia dos idealizadores é que o mobiliário venha a interagir com os diferentes grupos que frequentam e se estabelecem na vida urbana do centro da cidade.
Magistrada que fará júri da Kiss só deve definir a data do julgamento em março de 2021
data-filename="retriever" style="width: 50%; float: left;">
Conforme o projeto, os princípios geradores que embasaram a proposta partem de um número simbólico - as 242 vítimas da tragédia - que se fazem presente tanto na concepção formal, através de uma malha compositiva, quanto na presença simbólica, através de seus nomes gravados em baixo relevo. A ideia é que os nomes sejam inscritos sendo retroiluminados por uma fita de led inserida na base mantendo somente as letras em destaque. Já a cobertura deve ser apoiada em três hastes de metal que cumprem a função de luminária.
A dualidade está entre o sagrado e o profano, a espiritualidade sensível e a concretude. A materialidade se percebe no contraste entre os materiais utilizados - o concreto ligado aos aspectos terrenos e a solidez formal e a transparência do acrílico alinhado ao pensamento no plano espiritual e a efemeridade da vida.
- A tenda é um local de referência para muitas pessoas daqui e até de outras cidades, que chegam e param no local. A ideia da transformação da tenda foi minha e do presidente da época, Sergio da Silva. Daí, procuramos a coordenação do curso, e deixamos eles a vontade para desenvolver o projeto, que ficou muito bonito - relata Flávio Silva, presidente da AVTSM.
Esses dois elementos se ligam à cidade por meio de seu traçado orgânico que vincula o desenho do mobiliário à lembrança figurativa dos contornos da encosta do planalto central que circundam a paisagem de Santa Maria.
O uso do espaço é pensado para momentos de vigília e de encontros da associação, além de oferecer união entre pessoas, proporcionando sentimentos positivos e vida cotidiana.
Agora, a execução da proposta depende de recursos, os quais a AVTSM já vem articulando para angariar junto a empresas locais e demais voluntários.